Início > Carreiras em TI > Porque ser um DBA?

Porque ser um DBA?

E ai galerinha, tudo bem?

Hoje eu quero ter com vocês uma discussão sobre carreira.

Atualmente trabalho em uma grande empresa como DBA e também sou instrutor de SQL Server em um grande centro de treinamento em SP, como alguns de vocês já devem saber.

Todo início de treinamento eu faço a seguinte pergunta: "Por que você quer seguir a carreira de DBA?", e na grande maioria das vezes eu escuto sempre respostas do tipo:

– Porque quero ganhar mais;
– Porque DBA tem status dentro da empresa;
– Porque o salário de DBA é alto;
– Porque DBA ganha bem.

Como podemos ver, pelo menos 90% querem assumir um cargo de DBA apenas pela "ilusão" de que ficarão ricos.

Realmente a média salarial de um DBA, comparada com outros cargos em nossa área de TI, é alta, mas vamos olhar pelo outro lado da história.

Por que um DBA ganha tão bem? Será que é apenas por ser DBA? Com certeza não.

Um DBA ganha proporcionalmente ao tamanho de sua responsabilidade e riscos que assume dentro de uma empresa, ou seja, quanto mais alto o salário de um DBA, maiores são suas responsabilidades dentro da organização.

Com certeza vocês estão todos pensando assim: "Vitor, não vi diferença nenhuma no que você falou até agora com o meu cargo e eu não sou um DBA."
Não tenho como tirar a sua razão, mas um DBA tem tudo isso e ainda um pouco mais.

O cargo de DBA exige que o profissional tenha como principais características:

– Responsabilidade ao EXTREMO;
– Comprometimento TOTAL com seu ambiente;
EXCELENTES habilidades de argumentação oral e escrita;
– Estar SEMPRE disponível.

Será que vocês conseguiram ter uma pequena idéia do tamanho da "encrenca" que é ser um DBA? Ainda não? Então vamos conversar mais um pouquinho.

Sejam sinceros e me digam qual é o bem de maior valor dentro da sua empresa.

Não, com certeza não é aquela máquina de café que você adora e muito menos a recepcionista que você paga pau (hheeeheheheehe).

Mais uma chance?

As INFORMAÇÕES da sua empresa são o maior bem que ela possue.

Imagine se de repente, do dia para a noite, todas as informações que sua empresa possui sobre clientes, vendas, produtos e funcionários sumisse, o que iria acontecer? Simples, você estaria procurando um novo emprego, porque sua ex-empresa iria a falência.

Agora me diga quem é o responsável por armazenar, organizar e disponibilizar da melhor maneira possível essas INFORMAÇÕES?
Não, não é a recepcionista que você paga pau.

Conseguiu agora imaginar que o DBA ganha "bem" porque ele trabalha com os dados da sua empresa, com informações que são extremamente sensíveis e muitas vezes confidenciais?

Hoje trabalho com um excelente DBA e ele me disse uma frase que achei sensacional:

"O DBA tem de cuidar dos servidores de banco de dados que administra como se fossem suas meninas. Na carteira ele tem de ter a foto da esposa(o), filhos(as), namorada(o) e dos seus servidores."

Hehehehe, brincadeiras a parte, um DBA realmente tem de se preocupar ao extremo em disponibilizar as informações de maneira mais segura e rápida possível e ainda manter todo o seu ambiente estável.

Díficil não acham?

Mas quero indicar para você um livro que achei sensacional, chamado "How to Become an exceptional DBA".

Esse livro foi escrito pensando em todas as principais características que um EXCEPCIONAL DBA deve ter para desempenhar da melhor maneira possível a sua função.

Sei que essa discussão não termina aqui e espero o seu comentário, crítica e sugestões sobre o assunto.

Um grande abraço a todos.
Vitor Fava.

Categorias:Carreiras em TI
  1. Rodrigo
    12/04/2010 às 23:22

    Vitor, meu amigo!!!Vc esqueceu de um detalhe, DBA não tem tempo para ler romance, só training kit ehehehe, e jornal só no domingo. Se tornar um DBA é ter um comprometimento eterno com o estudo.Abraço,

  2. Carlos Henrique
    13/04/2010 às 12:25

    Eita Vitor… Achei que seu post teve uma pitadinha de revolta! Rs… Normal, ás vezes acontece quando damos tudo de nós pra empresa, fazemos verdadeiros milagres técnologicos com a pouca verba que temos, solucionamos problemas ocultos e ainda desenvolvemos soluções mirabolantes e facilitadoras pros diretores e gerentes e as pessoas e empresas acham isso banal e ao utilizarem as soluções acham tão simples e imaginam que aquilo foi fácil de fazer! Digo isso porque estou tentando a certificação, mas já cuido dos servidores de banco de dados da empresa e ainda sou programador do erp da totvs aquim analista de sistemas e líder de depto. Mas no final, (ao menos eu) adoro aquilo que faço, mesmo com tantos "pepinos", ingratidões ou "déficits bancários"… abraços… Carlão…

  3. Mônica
    13/04/2010 às 17:43

    Vitão, Pior que é tudo isso e mais um pouco né…. Vc me viu quase a beira do "suícidio" de tanta tristeza quando a Base se machucou rsrs. Saudades da nossa turma já? Abração e Sucesso.!

  4. Leandro F.
    24/03/2012 às 17:36

    ei Vitor, se tornar um DBA é ótimo e ao mesmo tempo loucura, mas como todo corinthiano é louco, vou fazer esta loucura , rsrsrsrsrs

  5. Caio Pinheiros
    15/01/2013 às 0:50

    Vitor Fava, Boa noite .
    Eu curso Ciência da Computação, e sempre tive duvidas em que iria me especializar, ultimamente tenho pesquisado sobre Banco de Dados e gostei muito, mas meu conhecimento é muito pouco, queria saber como posso me tornar um bom DBA, o salario pode até ser bom, mas eu não queria escolher uma profissão somente pelo dinheiro, quero fazer algo que eu goste, porque o salario sempre é bom pra quem é um bom profissional, em todas as áreas da computação.

  6. londonms
    19/08/2013 às 11:29

    Entendo o que o Vitortff disse pois este dilema eu estou tendo agora.

    O meu salário é bom é isso não vou negar mais que isso me suga muito do meu tempo e atenções (durante o dia, a noite e nos finais de semana) isso me suga.

    Estou tentando separar um pouco isso senão fico doido;

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

