Início > Administração de Banco de Dados, Instalação, SQLManics > SQL Server 2012 – Licenciamento

SQL Server 2012 – Licenciamento

E ai galerinha, tudo bem com vocês?

Aproveitando o lançamento do SQL Server 2012 (Denali), iniciarei uma série de artigos com as principais novidades da ferramenta, tanto para o administrador de banco de dados como também para o desenvolvedor.

Neste primeiro artigo teremos uma breve explicação sobre o novo processo de licenciamento referente ao SQL Server 2012 e quais alterações a Microsoft introduziu para esta nova versão do SQL Server.

A primeira grande diferença do SQL Server 2012 em comparação às versões anteriores é a existência de apenas três edições disponíveis, que são:

  • Enterprise Edition – Ideal para aplicações de missão crítica e em grande escala de armazenamento de dados – Disponível no modelo Core de licenciamento;
  • Business Intelligence Edition – Nova edição do SQL Server com funcionalidades especializadas para BI – Disponível no modelo Server+CAL;
  • Standard Edition – Oferece banco de dados básico, geração de relatórios e capacidades analíticas – Disponível no modelo Core e Server + Cal.

O SQL Server 2012 manteve as mesmas regras com relação ao licenciamento por servidor (Server+CAL), porém houve a exclusão do licenciamento por processador (chipset) e a inclusão do licenciamento por Cores, conforme ilustrado na Tabela 1.

Tabela 1 – Novo modelo de licenciamento

Licenciamento SERVER + CAL

Quando o SQL é licenciado pelo modelo Server+Cal é necessário comprar uma licença para cada servidor e uma licença de acesso cliente (CAL) para cada dispositivo (Device CAL) ou usuário (User CAL) que acesse o SQL Server ou qualquer um de seus componentes.

Uma CAL não é um software, é apenas uma licença para que usuários e dispositivos possam acessar o servidor de banco de dados SQL Server.

O modelo de licenciamento Server + CAL é apropriado quando:

  • A edição utilizada for SQL Server Business Intelligence.
  • Utiliza-se o SQL Server Standard Edition em situações onde são facilmente mensuráveis os usuários/dispositivos e o total dos custos de licenciamento são mais baixos do que se utilizado o modelo de licenciamento por Core.

Licenciamento por Core

Com o novo modelo de licenciamento por Core, cada servidor executando o SQL Server 2012 ou qualquer um de seus componentes (como o Reporting Services ou o Integration Services) deve ser licenciado para um número apropriado de Cores.

O número de licenças necessárias depende se o licenciamento é em um servidor físico ou em ambientes virtuais.

Quando o SQL Server é executado em um ambiente físico, todos os Cores físicos do servidor devem ser licenciados.

Para isso, deve-se contar o número de Cores físicos existentes em cada processador do servidor e multiplicar o total de Cores pelo Core Factor apropriado para determinar o número de licenças necessárias.

A Tabela 2 ilustra o valor do Core Factor para cada modelo de processador suportado pelo SQL Server.

Tabela 2 – Core Factor por modelo de processador

Por exemplo, para calcular o número de licenças necessárias em um servidor com 2 processadores Intel Xeon 6-core utiliza-se a seguinte fórmula:

= (‘n° de processadores’ *  ‘n° de core’) x ‘core factor’

=(2 x 6) x 1

= 12  

Ao implantar o SQL Server 2012 em um ambiente virtualizado, existe a opção de licenciar máquinas virtuais individualmente ou utilizar o licenciamento para “virtualização máxima”.

A virtualização máxima permite que os cores físicos licenciados possam executar um número ilimitado de instâncias do SQL em um número de sistemas operacionais (física e/ou virtual) igual  ao número de licenças atribuídas para o servidor.

Por exemplo, um servidor de quatro processadores quad core, obtém 16 licenças cores, podendo executar o  SQL Server 2012 em até 16 VMs, independentemente do número de cores virtuais atribuído a cada VM.

A “virtualização máxima” pode ser alcançada por meio do licenciamento de todo o servidor físico com licenças core com Enterprise Edition e cobrindo as licenças com o Software Assurance.

Ao contrário do modelo de licenciamento Server + CAL, o modelo por Core permite o acesso para um número ilimitado de usuários ou dispositivos.

Com o modelo de licenciamento por Core, não é necessário adquirir licenças adicionais de clientes (CAL) para acesso ao SQL Server.

O modelo de licenciamento por Core é apropriada quando:

  • A edição utilizada for o SQL Server 2012 Enterprise Edition.
  • O número de usuários/dispositivos não pode ser contado.

Esse foi um breve artigo sobre o modelo de licenciamento do SQL Server 2012.

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo.

Grande abraço a todos.

Anúncios
  1. Rogerio
    10/07/2012 às 23:11

    Obrigado Vitor gostei muito.

  2. 11/07/2012 às 9:42

    Muito bom Vitor, uma coisa que não gostei na versão BI é que ela não tem suporte ao ColumnStore Index, um dos recursos mais fantásticos pra BI que saiu na versão 2012, além de não ter suporte á particionamento de tabelas. Pelo visto só na versão enterprise né?

  3. ataide
    08/01/2013 às 14:28

    Obrigado pelas dicas. Abraços.

  4. 04/04/2017 às 14:13

    Olá grande Fava!
    Com relação a somente o management studio, possuo um servidor A com a versão standart. É cobrado também ssms (sem serviço) numa máquina B se eu quisesse instalar?

    • 04/04/2017 às 17:07

      Fala grande Fábio.

      Tu pode usar o SSMS Developer sem problema algum.

      Grande abraço.

  5. 11/07/2012 às 14:11

    Grande Alex.

    Obrigado por complementar ainda mais com essa informação.

    Abraço.

  1. 11/07/2012 às 13:41
  2. 30/07/2013 às 9:55

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: