MCSA SQL Server 2012 – Exames Eletivos

Galera,

Algum tempo atrás publiquei um post bem detalhado sobre as certificações do SQL Server 2012 além de algumas dicas de como preparar-se para os exames.

Recentemente houve uma pequena mudança no conjunto de exames que precisam ser realizados para adquirir a certificação MCSA, já que inicialmente era obrigatória a realização dos exames 70-461, 70-462 e 70-463 e agora é possível trocar o exame 70-463 por qualquer um da lista abaixo:

Acredito que essa mudança abre a possibilidade de especializar um pouco mais um profissional que trabalhará com o SQL Server, por exemplo, um DBA focado em infraestrutura terá muito mais interesse em realizar um exame sobre o sistema operacional Windows, enquanto um DBA focado em desenvolvimento terá muito mais interesse em realizar um exame sobre C#.

E vocês o que acharam dessa pequena mudança?

Acreditam que é uma vantagem, uma desvantagem ou não muda nada?

Quero saber a opinião de vocês através dos comentários.

Não deixe de inscrever-se no blog, no canal do youtube e no grupo de discussão SQLManiacs.

Grande abraço a todos

Anúncios
  1. 15/01/2015 às 10:11

    Bom dia,

    Na minha opinião o roteiro anterior o qual eu fechei o MCSA no meio de 2014 estava coerente, afinal um DBA tem que ser especialista em banco de dados, mas deve conhecer de desenvolvimento, infra e banco. Eu mesmo passei por desenvolvimento, BI, infra e Finalmente DBA, e hoje atuo com Oracle e SQL Server. As provas anteriores eram bem claras quanto ao foco (DATABASE), query, administração e BI, mesmo você sendo um DBA voltado para infra você ira encontrar em algum momento um ambiente de BI que você ira administrar e implementar nem que seja o básico.

  2. Heitor Arantes
    15/01/2015 às 12:25

    Boa Tarde, Vitor!

    Tenho uma duvida, a certificação MTA Database e valida para começar na carreira de administrador de banco de dados, as empresas valorizam essa certificação?

    Obrigado.

    Abraços.

  3. 16/01/2015 às 10:29

    Acho legal isso. Me lembra as provas eletivas que havia no SQL 2000.
    Gostei da possibilidade de escolher entre dev, BI ou Windows. Vim do desenvolvimento, e nunca precisei atuar com BI. Em casos como o meu, isso ajuda muito para obter a certificação.
    Vitor, sabe se haverá alguma mudança no path de upgrade? Eu, por exemplo, tenho as certificações no 2008 R2, fiz a 461 e a 457, faltando apenas a 458, que é de BI. Se essa se tornasse eletiva, e eu pudesse escolher alguma de dev ou win seria uma boa…

  4. 02/02/2015 às 22:13

    Fava, o que está escrito no site é: You can substitute Exam 411: Administering Windows Server 2012, Exam 412: Configuring Advanced Windows Server 2012 Services, or Exam 483: Programming in C#, for Exam 463.

    Onde vc achou essa info? Gostaria de passar para os meus alunos, se a informação proceder.

    Valeu e abração!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: