O que é MCM?

Com o intuito de valorizar cada vez mais os profissionais que utilizam o SQL Server, a Microsoft oferece um programa avançado de certificação conhecido como Microsoft Certified Master (MCM).

Para obter esta certificação é recomendado que o candidato tenha mais de cinco anos de experiência prática no planejamento de ambientes de missão crítica, na concepção e criação de ambientes corporativos de alto desempenho e que sejam extremamente seguros.

Também é necessária a experiência no gerenciamento de várias instâncias do SQL Server, incluindo o uso dos recursos disponíveis e também ter um conhecimento avançado da arquitetura interna do SQL Server além de conhecer também soluções de alta disponibilidade, recuperação de desastres, ajustes de desempenho e otimização, segurança e tecnologias de distribuição de dados.

Como pré-requisito o candidato deve possuir as certificações de Microsoft Certified IT Professional (MCITP) nas categorias de Administrador e Desenvolvedor conforme listado na Tabela 1.

MCITP: Database Administrator SQL Server 2008

MCITP: Database Developer SQL Server 2008

70-432: TS: Microsoft SQL Server 2008, Installation and Maintenance 70-433: TS: Microsoft SQL Server 2008, Database Development
70-450: PRO: Designing, Optimizing and Maintaining a Database Server 70-451: PRO: Designing Database Solutions and Data Access Using Microsoft SQL Server 2008

Tabela 1 – Certificações necessárias

Para obter a certificação MCM é necessária a aprovação no exame teórico e no exame prático listados na Tabela 2.

Microsoft Certified Master: SQL Server 2008

88-970: SQL Server 2008 Microsoft Certified Master: Knowledge Exam
88-971: SQL Server 2008 Microsoft Certified Master: Lab Exam

Tabela 2 – Exames da certificação MCM

A preparação para o exame teórico e o exame prático exige conhecimento e experiência prática nas seguintes áreas:

Integridade e capacidade de recuperação de desastres

O candidato deve ter um conhecimento profundo dos conceitos de integridade de dados e capacidade de recuperação do SQL Server e deve ser capaz de projetar, implementar e solucionar problemas de cenários específicos. O candidato também deve ser capaz de determinar uma solução de recuperação de dados apropriados que minimiza as interrupções e perda de dados.

 

Capacidade de gerenciamento

O candidato deve ter experiência com implantação e execução de políticas e configurações. O candidato deve ter também experiência em projetar e implantar um ambiente de missão crítica, solucionar problemas, desenvolvimento de processos de retenção de dados e estratégias de consolidação.

Segurança

O candidato deve ser capaz de planejar e implantar as normas de segurança com base nos requisitos e necessidades da organização. O candidato também deve ser capaz de aplicar as práticas recomendadas de segurança do SQL Server, identificar situações de vulnerabilidade e corrigir problemas de segurança.

Desempenho

O candidato deve ser capaz de identificar problemas de desempenho e determinar a solução adequada. O candidato deve estar familiarizado com o planejamento de capacidade, linha de base e técnicas de avaliação de desempenho.

Alta Disponibilidade

O candidato deve ser capaz de projetar e implementar uma estratégia de alta disponibilidade com base nos requisitos de negócios e aplicativos. O candidato também deve ser capaz de identificar, solucionar problemas e resolver problemas de disponibilidade.

Suporte ao desenvolvedor

O candidato deve ser capaz de fazer recomendações para um melhor o design dos bancos de dados criados além de conhecer muito bem a linguagem T-SQL.

Escalabilidade

O candidato deve ser capaz de definir uma estratégia de escalabilidade e aplicação de tecnologias apropriadas e recursos com base nas necessidades de negócios ou de aplicativos. O candidato também deve compreender as implicações da interoperabilidade entre recursos e ser capaz de identificar e resolver problemas de implementação de escalabilidade.

Preparação para o Exame

A Microsoft disponibiliza uma lista de livros que devem ser utilizados na preparação para a certificação MCM:

  • Microsoft SQL Server 2008 Internals
  • Inside Microsoft SQL Server 2008: T-SQL Querying
  • Inside Microsoft SQL Server 2008: T-SQL Programming
  • Professional SQL Server 2008 Internals and Troubleshooting
  • SQL Server 2005 Practical Troubleshooting: The Database Engine
  • SQL Server 2008 Query Performance Tuning Distilled
  • Pro SQL Server 2008 Failover Clustering
  • Pro SQL Server 2008 Mirroring
  • Expert SQL Server 2005 Development
  • SQL Server MVP Deep Dives
  • Microsoft SQL Server 2008 Management and Administration
  • Pro SQL Server 2008 XML
  • Pro SQL Server 2008 Service Broker
  • Pro SQL Server 2005 Assemblies
  • Defensive Database Programming with SQL Server
  • SQL Antipatterns: Avoiding the Pitfalls of Database Programming
  • A Developer’s Guide to SQL Server 2005

O valor dos exames para a certificação MCM estão listados na Tabela 3:

Exame

Preço

88-970: SQL Server 2008 Microsoft Certified Master: Knowledge Exam US$ 500,00
88-971: SQL Server 2008 Microsoft Certified Master: Lab Exam US$ 2.000,00

Tabela 3 – Valor dos Exames

A realização dessas provas está limitada a somente algumas localizações e atualmente encontra-se indisponível para realização no Brasil.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.